A Biblioteca em Votorantim é um espaço de disseminação da informação, de democratização do conhecimento, de abertura do imaginário coletivo e individual e também um convite a mergulhar na profundeza dos sentidos. Venha você também participar dessa construção do saber!





segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PROGRAMAÇÃO CULTURAL VOTORANTIM

Cultura Caipira, Teatro, Circo, Dança, Música, Cursos e Projetos com Escolas Municipais recheiam a Programação Cultural de Agosto em Votorantim. Confiram:

► 01/08 | STAND-UP COMEDY| 
Alunos da oficina de stand-up comedy do ano de 2013 oferecida pela Secretaria de Cultura de Votorantim, Henrique Carvalho, Leandro Denony, Marcos Paschoal e Valdemir Roza, apresentam um espetáculo de humor no Teatro Municipal Francisco Beranger com apresentação de Joel Nikiny. A apresentação está marcada para as 20h. Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência mediante troca por um litro de leite que será destinado a Comas.
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: 20h
Entrada: 1 litro de leite longa vida (Trocar pelo convite com 1h de antecedência)
Classificação: 16 anos

► CINE BAIRROS | Cinema
Em Agosto o Cine Bairros Votorantim apresentará o filme “O Auto da Compadecida”, em homenagem a obra de Ariano Suassuna, e será realizado na Vila Garcia, Green Valley, Vila Nova Votorantim, Jardim Tatiana e Vossoroca.
Horário: 20h
Entrada: gratuita
Classificação: livre
Locais:
01/08 - Vila Garcia - Rua Isabel Ferreira Coelho - Praça José Silva de Oliveira “Parriba”
14/08 - Green Valley - Rua Vicentina Carriel Cretto (antiga rua 3) – atrás da escola Prof. Candido dos Santos
15/08 - Vila Nova Votorantim - Av. Pedro Augusto Rangel – em frente a Associação Amigos de Bairros
22/08 - Jardim Tatiana - Rua Anésio Pereira Nascimento, 123 - Escola Oscar Bento Mariano
29/08 - Vossoroca - Av. Julia Martins Domingues – Praça Nossa Senhora Aparecida

► 03/08 | VIZINHOS | Circo-teatro
“Vizinhos” mostra o cotidiano de um homem e uma mulher que vivem situações insólitas para escapar da mesmice e da repetição. Diluem a seriedade na magia da arte circense. A comunicação se dá através de elementos lúdicos e técnicas de expressão física. A vida por um fio ronda os “Vizinhos” em cenas que misturam acrobacia, equilíbrio, humor e levam à reflexão.
Local: Praça de Eventos
Horário: 16h e 19h |
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 05, 12, 19 e 26/08 | TERÇA DA VIOLA | MÚSICA
Show ao vivo com o melhor da música de raiz da nossa cidade e região, com apresentação da dupla Tony & Bob.
Local: Aquário Cultura
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 08/08 | O MELHOR DOS MUSICAIS | Dança / Teatro
Uma homenagem aos maiores musicais produzidos, Mágico de Oz, Aladin, Rei Leão, Grease, Priscila, Cabaret entre outros.
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: 15h e 20h | Duração: 60 minutos
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 09/08 | CINESE | Música / Arte Independente
Chegando a sua terceira edição o Projeto Cinese traz para Votorantim a banda Musa Híbrida, de Pelotas - RS, que estará em turnê para divulgação do seu novo disco. A banda gaúcha foi considerada a melhor banda revelação de 2012 no Prêmio Sul Brasil de Música O projeto também apresenta a banda paulistana Vitreaux e o ritmo eletrônico do coletivo campineiro Fluxus. As fotógrafas Graziela Sette e Kelly Claudino apresentam ao público a exposição Move-se, e a artista visual, e vocalista da banda Musa Híbrida, Camila Cuqui expõe uma série de gravuras que recebe o nome de Ovogênese.
Local: Aquário Cultura
Horário: 16h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 14/08 | ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS | Lazer
Encontro de colecionadores e apreciadores de carros antigos. Os interessados em expor seus veículos devem doar dois litros de leite no local do evento e o carro a ser exposto deve ter mais de 30 anos.
Local: Praça Zeca Padeiro
Horário: 19h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 15 e 16/08 | A LINHA MÁGICA | Teatro
A Fabulosa Companhia apresenta em Votorantim o espetáculo “Linha Mágica”, que conta a história de Pedro, um garoto que só quer saber de brincar, e tem essa chance. Perdido em uma floresta, o menino ganha de uma misteriosa senhora um novelo de linha mágica, capaz de adiantar os minutos, dias ou anos. Ele, claro, passar a abusar do artifício e sofre as consequências.
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: Dia 15 às 10h e 14h
Dia 16 às 20h | Duração: 60 minutos
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 15/08 | SAMBADEIRA NO BAIRRO ITAPEVA | Música
Show ao vivo com o melhor do samba e apresentação do grupo “Samba em família”.
Local: Bairro Itapeva em frente ao PROAME
Horário: 20h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 17/08 | PALCO LIVRE | Música
O melhor do rock da nossa cidade e região com shows ao vivo. Nesta edição Alcapone 13, O Rugido, Instinto HC e Snakepit Conspiracy.
Local: Aquário Cultura
Horário: 15h
Entrada: Gratuita
Classificação: 16 anos

► 22, 23 e 24/08 | VII VIOLEIRA| Festival
A sétima edição do festival da cultura caipira “Violeira” apresenta o melhor da moda de viola da nossa cidade e região, cururu, cozinha caipira e oficinas. Confira a programação completa no site da Prefeitura de Votorantim e na página da Secretaria de Cultura de Votorantim no facebook.
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: Dia 22 das 18h às 22h
Dia 23 das 10h às 22h
Dia 24 das 10h às 21h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 30/08 | Faca nas Galinhas | Teatro
Sinopse: Em uma pequena aldeia, um triângulo amoroso surge entre um casal de camponeses e um odiado moleiro. O espetáculo trata do poder transformador do conhecimento, é baseado no texto do dramaturgo escocês David Harrower. Um ritual de passagem do mundo do simples, desconhecido, para o entendimento do universo e do seu lugar nele.
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Horário: 20h | Duração: 80 minutos
Entrada: Gratuita
Classificação: 12 anos

► 31/08 |O Tribunal de Salomão e o Julgamento das meias-verdades inteiras | Teatro de Rua
O encontro “Caminhos da Dramaturgia para Crianças no Brasil”, se propõe a um espaço de reflexão sobre a dramaturgia brasileira para teatro infantil e jovem, sua história, evolução, problemas e perspectivas criativas. Organizado pela Cia Bendita Trupe, premiado grupo paulistano que atua com espetáculos infantis, e proporcionado através do programa PROAC da Secretaria de Estado da Cultura.
Local: Praça de Eventos
Horário: 12h | Duração: 55 minutos
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► 31/08 | Estimacão
O ESTIMACÃO é um evento que busca a valorização da relação homem e animal. São promovidas atividades que reunirão famílias inteiras e seus cães, para um dia de muitas brincadeiras, lazer e diversão.
O evento ESTIMACÃO oferece uma série de serviços para o bem-estar dos animais. Orientação veterinária e nutricional, adoção de animais, corte de unhas entre outros. Além de apresentação dos cães adestrados.
Durante todo o evento o público conta com diversas atrações, entre elas, distribuição de balões, equipe de recreação, “cantinho da foto” e o concurso de cães que representarão 5 categorias diferentes: maior e menor cão, melhor pelagem, mais exótico e mais parecido com o dono. Os cães vencedores serão premiados com troféu. O evento é realização da TV TEM com apoio da Prefeitura de Votorantim.
Local: Praça de Eventos
Horário: 9h às 13h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

► Passeio Histórico Cultural de Votorantim teve início com alunos da rede municipal de ensino:
Alunos das escolas municipais “Betty de Souza Oliveira” da Vila Domingues e “Antônio Marciano” do Parque Bela Vista foram os primeiros a realizar o Passeio Histórico e Cultural de Votorantim, projeto que ensina de forma lúdica a história da nossa cidade através de um passeio por seus pontos históricos. A iniciativa é uma realização da empresa Votorantim Energia e Instituto Votorantim, com a parceria da Associação Cultura Votorantim e Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer. Até dezembro serão atendidos 2400 alunos da 4.ª e 5.ª série do ensino fundamental. Acompanhados de arte-educadoras, os alunos conhecem a história percorrendo o Bairro de Santa Helena, Cachoeira e Vila da Chave, Barra Funda, Represa de Itupararanga e Museu Municipal.

► Curso de dança contemporânea abertas até dia 08
A nova modalidade dança ofertada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, segue com inscrições abertas até o próximo dia 08. O curso será ministrado pelo premiado grupo de bailarinos do Coletivo O12, toda as segundas-feiras, das 14h às 17h no Parque do Matão. Podem se inscrever interessados a partir de 14 anos completos. As inscrições são realizadas no Aquário Cultura, das 10h às 16h. Mais informações 3353 8669.

► 9º CINEFEST VOTORANTIM
Festival de Cinema com mostras competitivas, Workshops, Debates e atividades paralelas. Inscrições gratuitas abertas para todo o País pelo site:
www.cinefestvotorantim.com.br


► ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE LITERATURA
O curso de literatura oferecido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim terá início no dia 23 de agosto e será ministrado pela professora Sueli Aduan todos os sábados das 14h às 17h e entre outros temas será abordado o mini conto.
O miniconto se tornou um gênero cultivado, não apenas pelos leitores como também pelos escritores das novas gerações. Trata-se de um gênero minimalista em que se busca a elaboração de textos curtíssimos sem, no entanto, pender para a poesia e muito menos acreditar que no simples uso de poucas palavras, ou frases soltas conseguirá criar um miniconto. Pois o mesmo funciona como uma narrativa tradicional com início, meio e fim.
As inscrições começam dia 04 de agosto, das 9h às 16h no Aquário Cultura.

► CONTATOS/INFOS:

Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Votorantim
Rua Joaquim Fogaça, 82 - Vila Dominguinho
Fone: 3243 1191 | 3243 5814
Horário de Atendimento: dias úteis das 9h às 16h
E-mail: sec@votorantim.sp.gov.br
www.facebook.com/secretariadeculturadevotorantim

Aquário Cultura
Avenida Moacir Oseias Guitte, 41 - Jardim Paraíso
Fone: 3353 8669 | 3353 8670
E-mail: aquariocultura@votorantim.sp.gov.br
Horário de Atendimento: dias úteis das 9h às 16h

Biblioteca Municipal de Votorantim
Complexo Urbanístico José de Oliveira Souza (Praça Zeca Padeiro) - Centro
Fone: 3353 8564 | 3353 8728
E-mail: biblioteca@votorantim.sp.gov.br
Horário de Atendimento: dias úteis das 8h às 17h

Museu Histórico de Votorantim
Rua Joaquim Fogaça, 82 - Vila Dominguinho
Fone: 3243 5814
E-mail: gestaodeprojetos@votorantim.sp.gov.br
Horário de Atendimento: dias úteis das 9h às 16h

Teatro Municipal “Francisco Beranger
Avenida Vereador Newton Vieira Soares, 291 - Centro
Fone: 3343 2308
E-mail: teatro@votorantim.sp.gov.br
Horário de administrativo: dias úteis das 9h às 16h

Nenhum comentário:

Postar um comentário